Física » Óptica » Natureza da luz » A câmara escura
    
 
 
O que será uma câmara escura??
 
 
 

Você já ouviu falar em câmara escura? Este é um aparelho muito simples, de muita utilidade no estudo da óptica. Por exemplo, através de experiências simples com a câmara escura, podemos comprovar que a luz se propaga em linha reta. Quer ver como isto pode ser feito?
 
 
 
   
   
   
Vamos começar dizendo qual é a origem deste aparelho. Ele foi descrito pela primeira vez por Leonardo da Vinci (1452-1519). E consiste de uma caixa fechada, sendo que uma de suas paredes é feita de vidro fosco. No centro da parede oposta ao vidro fosco há um pequeno orifício circular, como mostra a imagem ao lado:
 
 
 
 
   
   
   
Quando colocamos diante da caixa, a uma certa distância, um objeto luminoso ou fortemente iluminado por uma lâmpada, observamos que se forma sobre o vidro fosco uma imagem invertida deste objeto:
 
 
 
 
  A máquina fotográfica nada mais é do que uma câmara escura, só que mais aprimorada, já que possui elementos mais sofisticados, como o obturador, a objetiva, o filme, etc. Para saber como é o funcionamento de uma máquina fotográfica, clique aqui.  
Por que será que isto aconteceu? Vamos examinar esta experiência lembrando-nos de que a luz se propaga em linha reta. Em um triângulo ABC, por exemplo, o ponto A, ao ser iluminado, envia luz em todas as direções, em linha reta. Mas, de todos os raios emitidos por ele, a parede de vidro fosco recebe apenas o raio AF, que passou pelo orifício F e atingiu o fundo da câmara no ponto A’. O mesmo ocorre com os pontos B e C, que enviam raios de luz em todas as direções, mas somente os raios BF e CF atingem o vidro fosco nas posições B’ e C’, respectivamente. Desta maneira, podemos ver que se forma uma imagem A’B’C’ sobre o vidro fosco, e ela se apresentará invertida (de cabeça para baixo) se comparada ao objeto ABC.