Física » Óptica » Natureza da luz » A propagação da luz
    
 
 
A propagação da luz
 
 
 
Qual é a velocidade da luz? Como ela se propaga?
A luz é uma radiação eletromagnética que pode se propagar no espaço vazio (vácuo) com uma velocidade igual a 3.0x108m/s, ou 300.000 km/s. E como ela se propaga? Para ficar mais fácil de entender a propagação da luz, vamos fazer algumas comparações entre as características de propagação das ondas acústicas e das ondas eletromagnéticas.
 
 
 
Por exemplo, vamos ver o que acontece com o som que se propaga quando falamos. A pressão do ar vai oscilar em cada um dos pontos atingidos pela onda sonora (que foi emitida pelas nossas cordas vocais), aumentando e diminuindo a freqüência da onda, que nós chamamos de ondas de compressão e rarefação. Portanto, sem ar não há variação da pressão do ar, e portanto não há som.
   
   
   
 
 
 
 
Importante: As ondas sonoras precisam de um meio material para se propagarem, uma vez que são ondas elásticas. Elas não se propagam no vazio, ou seja, no vácuo.
 
 
 
E com a luz, acontece a mesma coisa? Não!! Porque as condições de propagação da luz são diferentes. Por exemplo, a luz do Sol que chega até nós. Ela atravessa o espaço interplanetário, vazio, depois de percorrer 150 milhões de quilômetros, levando cerca de 8 minutos para chegar até nós. Mesmo sem qualquer matéria possa oscilar ali, a luz se propaga neste meio, transmitindo energia, que nos aquece.
   
   
   
 
 
 
 
Mas neste caso, o que é que oscila? Deve se tratar de alguma coisa que exista no vácuo, ou espaço vazio (que então não é tão “vazio” assim...). Sabe-se a partir de estudos e experiências já realizadas, que no vácuo há campos eletromagnéticos que estão associados à cargas elétricas em oscilação. Isto quer dizer que uma carga elétrica ao oscilar produz nos pontos vizinhos à ela forças elétricas e forças magnéticas que oscilam. A estas forças estão associados dois vetores, os vetores campo elétrico e campo magnético. Por esta razão diz-se que a luz é uma onda eletromagnética, porque é composta por vetores campo elétrico e campo magnético que oscilam em conjunto.
 
 
 
Características de propagação da luz
A experiência do dia-a-dia nos mostra que a luz se propaga em linha reta. Por exemplo, quando deixamos um feixe de luz solar penetrar num quarto escuro através de uma fresta na janela. Nós vamos ver que ele é retilíneo e, se houver poeira no ar, ficará ainda mais fácil de se observar esta característica da luz.
   
   
   
 
 
 
 
Quando temos um feixe de luz tão fino que possa ser representado por uma linha reta, nós vamos chamá-lo de raio de luz. Uma fonte luminosa que emite estes raios é denominada fonte puntiforme: podemos imaginá-la como um ponto, de dimensões bem pequenas, e que emite raios luminosos retilíneos em todas as direções. A sombra que se forma junto a todo objeto iluminado é conseqüência da propagação retilínea da luz. Na imagem ao lado a região delimitada pelos pontos ABCD é chamada cone de sombra:
   
   
   
 
 
 
 
Importante: Como os campos elétrico e magnético existem tanto no vácuo como nos meios materiais, a luz pode se propagar tanto no vácuo como no ar, no vidro, na água, etc. Mas na verdade, ela se propaga melhor no vácuo, já que a presença de matéria, ainda que transparente à ela, como é o caso do vidro, da água ou do ar, retarda o seu movimento. Por esta razão é que no ar, a velocidade da luz é um pouco inferior a c.