Biologia » Genética e Evolução » Os cromossomos » Ligação e mapeamento gênico
 
 
Ligação e mapeamento gênico II
 
 
 
Foi Morgan também que, juntamente com seus alunos, sugeriu que quanto maior fosse a distância entre dois genes num cromossomo, maior seria a probabilidade de ocorrer uma permutação entre eles durante a meiose. Eles perceberam então que seria possível estimar a distância entre os genes com base nas freqüências de permutações entre eles, construindo assim um mapa de cada cromossomo. Quer saber como se faz isso? Veja na figura ao lado.
   
   
   
 
 
 
Morgan e seus alunos propuseram que a distância entre os genes eram proporcionais a sua taxa de recombinação. Eles criaram uma unidade arbitrária de distância, atualmente chamada morgan ou unidade de recombinação (UR), para medir esta distância. Uma UR equivale a 1% de recombinação entre os genes. Portanto podemos dizer que P e L estão a 11 UR ou 11 morgans. Se um terceiro gene (R, por exemplo) for mapeado a 18 UR de P e 7 UR de L, então é possível mapear os três entre si, como mostrado ao lado.
   
   
   
 
 
 
Graças a esta metodologia, Morgan e seus alunos puderam mapear muitos genes de Drosophila. Na figura ao lado podemos ver um resumo do mapa produzido por eles. Desde o trabalho pioneiro de Morgan, foram produzidos mapas genéticos para muitos organismos. Infelizmente é muito difícil fazer um mapa dos cromossomos humanos desta forma, já que costumamos ter poucos filhos, e não se pode fazer cruzamentos controlados entre pessoas, por razões éticas e práticas. No entanto, com o término do projeto genoma humano, saberemos a posição exata de cada gene em cada um dos nossos cromossomos.
   
   
   
 
 
 
O interesse dos geneticista pelos fenômenos ocorridos durante a meiose não se restringe ao crossing-over. Muitas vezes ocorrem erros neste processo que resultam nas mutações cromossômicas. A mais conhecida delas causadora da síndrome de Down, mas existem muitas outras, que você pode conhecer aqui.
 
 
 
Para saber mais sobre este assunto acesse os links:
Mitose
Meiose