Biologia » Meio Ambiente » Poluição do ar » Chuva ácida
 
 
Chuva ácida
 
 
 
Um sério problema causado pela poluição do ar é a chuva ácida. A chuva ácida é um fenômeno que ocorre quando combustíveis fósseis como carvão, gasolina e óleos combustíveis são queimados. Essa queima libera óxidos de enxofre e óxidos de nitrogênio, os quais combinam-se com a água presente no ar formando ácido sulfúrico e ácido nítrico.

A água da chuva ácida penetra no solo e escoa pelos rios provocando graves desequilíbrios ambientais. Ela causa o declínio de florestas, pois enfraquece as raízes, alterando a capacidade das plantas em absorver os nutrientes. Afeta a agricultura, pois impede o crescimento das sementes. Além disso, a chuva ácida, faz com que o pH das águas diminua para valores inferiores a 5,6, interferindo assim em vários processos fisiológicos dos seres vivos.
   
   
   
 
 
 
Chuva Ácida
pH Ser Vivo Efeito
6,5 - 8,5 --- Águas propícias à vida.
6,0 Crustáceos, insetos e seres do plâncton. Morte.
5,0 Musgos e peixes. Algumas espécies de musgos começam a proliferar e inicia-se o declínio de certas populações de peixes, menos tolerantes à acidez.
5,0 Bactérias. As funções de muitas bactérias são prejudicadas em ambientes ácidos, provocando uma diminuição na taxa de decomposição de matéria orgânica e um conseqüente aumento de detritos na água.
 
 
 
Os seres vivos são afetados não só pela acidez da água, mas também pela solubilização e mobilização de metais tóxicos. No homem, o organismo pode ter suas funções neurológicas comprometidas pelo acúmulo de metais pesados como chumbo, cobre, zinco, cádmio e mercúrio, dissolvidos dos solos e sedimentos, por causa do aumento da acidez das águas. Esses metais podem chegar ao homem através da cadeia alimentar, além de interferir na qualidade da água potável.
  A água de chuva já é naturalmente ácida devido ao gás carbônico atmosférico que dissolve-se nas nuvens e na chuva para formar um ácido fraco, o ácido carbônico, o qual confere à chuva um pH de 5,6:  
 
 
 
A chuva ácida também acelera a corrosão e desgaste de materiais empregados na construção civil. A pintura dos automóveis, o concreto e o vidro das edificações se deterioram rapidamente com a acidez da chuva.