Biologia » Ecologia » Níveis de organização biológica » Populações
 
 
Competição Interespecífica
 
 
 
As interações positivas entre indivíduos de duas espécies (interespecíficas) têm efeitos positivos sobre seu crescimento e sobrevivência. A competição entre populações de duas espécies, que pode ser entre outras coisas por espaço, alimento ou luz, tem efeitos negativos na sobrevivência e crescimento de ambas. Este tipo de interação pode resultar na eliminação de uma das espécies no ambiente em questão ou na permanência de ambas, desde que estas espécies não utilizem exatamente os mesmos recursos.
   
   
   
 
 
 
Quase sempre organismos aparentados apresentam hábitos similares e raramente ocupam o mesmo espaço. Caso ocupem o mesmo espaço, utilizam itens diferentes como alimento, estão ativos em tempos diferentes ou, de alguma outra maneira, ocupam diferentes nichos. Duas espécies não podem compartilhar exatamente o mesmo nicho, porém espécies muito próximas apresentam necessidades tão similares que compartilham virtualmente as mesmas características de nicho. Neste caso a competição é mais severa, pois há sobreposição de nichos. Generalizando: quanto mais parecidos forem dois organismos, mais eles competirão entre si. Esta separação generalizada de espécies proximamente relacionadas é conhecida como "princípio da exclusão competitiva".
  Se um recurso que normalmente é abundante se torna escasso, a competição passa a ocorrer entre espécies que normalmente não competiriam. Leia este artigo da National Geographic do Brasil e tire suas conclusões.