Biologia » Ecologia » Níveis de organização biológica » Populações
 
 
Competição
 
 
 
A competição é a interação entre indivíduos que "lutam" por um recurso limitado do ambiente, como o alimento ou a água. Apesar da palavra "luta", na maioria das vezes não existe briga pelo recurso, mas apenas uma utilização comum do mesmo que pode ter algumas conseqüências para os indivíduos envolvidos.
A competição é um dos principais fatores bióticos que influem no tamanho das populações, pois leva à diminuição da quantidade de recurso disponível por indivíduo, provocando a diminuição das chances de sobrevivência e crescimento e até mesmo de reprodução desse indivíduo. Ora, em qualquer dessas hipóteses, dificilmente haverá descendentes, portanto, o principal efeito da competição é a queda da contribuição deste indivíduo para a próxima geração.
   
   
   
 
 
 
Existem dois tipos básicos de competição: a utilização simultânea de recursos e a interferência.
 
 
 
  • A exploração simultânea de um recurso só pode ser considerada competição quando este é limitado. Neste tipo de competição, os competidores não interagem diretamente. O que acontece, na verdade, é que um indivíduo tem sua vida afetada porque a atividade de outro provocou a diminuição da quantidade de recurso disponível.
 
 
 
  • Na interferência, os indivíduos interagem diretamente uns com os outros, e um indivíduo pode realmente não permitir a exploração de uma determinada parte do hábitat por outro. Exemplos disso são os animais que defendem territórios ou as plantas que produzem substâncias químicas que impedem o crescimento de outras da mesma espécie ao seu redor.
  • Na prática, esses dois tipos de competição não são encontrados assim separados. Muitos exemplos de competição intra-específica misturam os dois tipos. A competição pode ocorrer entre indivíduos de uma mesma espécie, chamada de competição intra-específica, ou entre indivíduos de espécies diferentes, chamada de competição interespecífica. Nos links acima você poderá aprender mais sobre cada uma delas.
     
     
     
    Para saber mais sobre este assunto acesse os links:
    Evolução de uma espécie