Biologia » Ecologia » Níveis de organização biológica » Populações
 
 
Populações - Fatores Abióticos
 
 
 
Fatores abióticos correspondem aos componentes físico-químicos de um ambiente.
Se você acha que esses fatores são importantes para a regulação das populações, acertou. Basta lembrar da catástrofe que pode significar para a vida local, uma seca prolongada, um inverno particularmente rigoroso, o derramamento de óleo em uma praia, a remoção da camada fértil do solo pela erosão. Além desses, existem muitos outros fatores abióticos, que podem interferir de muitas formas com as populações e comunidades.
 
 
 
Quando um fator abiótico está ausente, ou abaixo de um mínimo crítico, ou ainda, quando está acima do nível máximo tolerável, ele pode desempenhar o papel de fator limitante, ou seja, impedir o desenvolvimento de determinadas formas de vida. Isso acontece porque cada espécie só sobrevive dentro de uma determinada faixa ideal de valores para cada fator abiótico. Um bom exemplo disso é a quantidade de água que uma planta precisa para se desenvolver. Se houver excesso de água as raízes se afogam e a planta morre e se houver falta d´água, a planta simplesmente morre por dessecação.
  Os seres vivos têm alguma influência sobre os fatores abióticos? Ou seriam eles controlados apenas pelo próprio ambiente físico? Veja estes dados e tire suas conclusões.