|
Os padrões de comportamento que vemos hoje nos animais resultam de três principais pressões seletivas:
- Em última instância um comportamento será selecionado se ele contribuir para o sucesso reprodutivo da espécie.
- Padrões de comportamento solucionam problemas imediatos: animais com fome devem comer e animais que estão sendo caçados devem fugir dos predadores, pelo menos até que possam se reproduzir e deixar descendentes férteis.
- Adaptações comportamentais permitem que o animal detecte sinais, sons, ou outros estímulos ambientais e dê a eles respostas apropriadas, que são muito importantes para sua sobrevivência ou reprodução.
Se os comportamentos sofreram pressão seletiva ao longo do tempo, podemos concluir que alguns comportamentos foram herdados dos ancestrais. Isto foi visto, por exemplo (e há numerosos exemplos), em várias espécies de patos, que vivem em lugares diferentes do mundo como a América do Sul, do Norte, em liberdade ou em cativeiro: todas elas apresentam várias semelhanças no processo de corte e os pesquisadores concluíram que estes comportamentos tão parecidos só poderiam ter sido herdados de um ancestral comum. Com isso, o estudo do comportamento ganhou um componente filogenético muito importante. Veja em detalhes como são feitos os estudos filogenéticos, assim você compreenderá melhor como isto é feito para características relacionadas ao comportamento.
|
|
|