Biologia » Animais » Cnidaria
 
 
Cnidária
 
 
 
Os cnidários ou celenterados são animais que apresentam organização corporal um pouco mais elaborada, se comparados às esponjas. Eles possuem cavidade gastrovascular, o que permite que parte do alimento seja digerida extracelularmente. O nome deste filo vem do grego knide = cnida ou urtiga e se deve ao fato de que os cnidários mais conhecidos liberam uma substância urticante, que irrita ou queima a pele de seres humanos e pode chegar a matar animais menores.

Todos os integrantes deste filo são aquáticos, e a grande maioria deles vive no mar. O filo apresenta duas formas corporais básicas: os pólipos, que são organismos sésseis.
   
   
   
 
 
 
Eles apresentam simetria radial com tentáculos ao redor da boca, o que lhes permite capturar alimento com maior eficiência. Estes animais são divididos em três classes: Hydrozoa, Scyphozoa e Anthozoa.

O filo Cnidaria é um dos poucos que apresentam apenas dois folhetos embrionários, a ectoderme dá origem ao revestimento externo (epiderme), e a endoderme dá origem à gastroderme, que é o revestimento da cavidade gastrovascular. Entre estas camadas situa-se a mesogléia, uma massa gelatinosa que dá suporte ao corpo do animal. A forma do corpo é mantida pela compressão do fluido do interior da cavidade gastrovascular e pela mesogléia, constituindo o esqueleto hidrostático.

Por serem bastante primitivos, o sistema nervoso destes animais é bastante simples. A reprodução dos cnidários pode ocorrer de diversas formas, clique neste último link para ter uma idéia de toda essa diversidade.