Biologia » Animais » Introdução
 
 
O Reino Animal
 
 
 
Agora vamos conhecer mais sobre o famoso Reino Animal. Ele é muito grande e diversificado e para podermos entendê-lo melhor, teremos que estudá-lo por partes. Aproveite bem essa oportunidade de saber como ele é rico e interessante! O reino animal é composto por organismos heterótrofos e multicelulares. Por serem heterótrofos, ou seja, incapazes de sintetizar matéria orgânica, os animais precisam ser dotados de mecanismos de localização e captura dos alimentos. É por esta razão que a grande maioria deles é móvel. A evolução deste reino foi acompanhada principalmente pelo aparecimento de órgãos cada vez mais especializados na digestão, respiração, excreção e reprodução, além de sistemas cada vez mais sofisticados para a interação do animal com o ambiente, na percepção de estímulos e elaboração de respostas. Estes sistemas variam muito de grupo para grupo e são os principais critérios de distinção entre eles.
 
 
 
O reino animal é dividido em mais de 35 filos, dos quais estudaremos apenas os mais expressivos em termos de número de espécies. Alguns filos serão estudados por algumas peculiaridades, como a de obter sucesso em povoar alguns ambientes da Terra.
   
   
   
 
 
 
O gráfico acima mostra o número de espécies descritas para os principais filos do reino animal. Repare que o filo dos artrópodos é, de longe, o mais diversificado.
 
 
 
Acredita-se que os animais evoluíram a partir de protistas ancestrais, primitivos protozoários coloniais provavelmente flagelados. A origem dos animais é ainda obscura, mas é possível, com base em algumas características, tentar reconstruir a história evolutiva do grupo.
   
   
  Árvore filogenética  
 
 
 

A classificação dos animais baseia-se nas suas características embrionárias.