Biologia » Fisiologia animal e humana » Excreção » Introdução
 
 
Excreção
 
 
 
Os fluidos do corpo de um animal devem ser mantidos de modo a formar um ambiente onde as células possam sobreviver. Isto requer regulação da temperatura, pH, concentração de sais e quantidade de água, além de uma limpeza freqüente dos restos metabólicos. Dos três principais ambientes existentes no planeta (água do mar, água doce e terra), é mais fácil para os animais que vivem nos oceanos manter a homeostase. O oceano tem concentrações estáveis de sais, pH e temperatura, pois a grande quantidade de água faz com que ela mude muito pouco. A água doce e o ambiente terrestre carecem destas características.
 
 
 
A maioria dos invertebrados e algas que habitam o oceano apresentam fluidos corpóreos com uma composição similar à da água do mar, o que facilita bastante a homeostase do organismo. Os animais que invadiram a terra e a água doce tiveram que se adaptar à nova condição para manter a homeostase.
  Os vertebrados e os invertebrados que vivem na terra ou na água doce possuem órgãos e tecidos especializados, responsáveis pela excreção dos metabólitos em seus organismos. Conheça-os clicando aqui.  
 
 
 
Todos os fluidos do corpo de um animal estão de alguma forma conectados e acabam voltando para as veias, e passando pelo coração. A composição destes fluidos deve ser portanto controlada, para que todas as células possam funcionar de maneira adequada.
No corpo dos vertebrados, o fígado e os rins são os principais órgãos que monitoram e ajustam o conteúdo do sangue, ajustando em conseqüência os outros fluidos corporais (se você não entendeu como, dê uma olhada nos sistemas de transporte dos animais e descubra). O fígado regula o conteúdo de moléculas de nutrientes e os rins excretam os compostos nitrogenados e outros restos e regulam as quantidades de sal e água. Além destes restos, o corpo ainda produz o CO2, que precisa ser retirado do corpo e o faz através das superfícies respiratórias.
 
 
 
Para saber mais sobre este assunto acesse os links:
Detalhes da produção de compostos nitrogenados e sobre as outras substâncias excretadas pelo corpo