Biologia » Fisiologia animal e humana » Sistema circulatório » Sistema linfático
 
 
Sistema linfático
 
 
 
Sob vários pontos de vista os capilares são a parte mais importante do sistema circulatório. É através deles que praticamente todas as substâncias são trocadas entre o sangue e as células do corpo (oxigênio, nutrientes, homônios, etc). No entanto, quando o sangue vai passando para vasos cada vez mais finos, a pressão nestes vasos é conseqüentemente aumentada, e uma parte da água contida no sangue passa para o fluido extracelular. Grande parte desta água é reabsorvida quando o sangue passa dos capilares para as vênulas e delas para veias de maior calibre. No entanto, um pouco desta água (juntamente com alguns sais que se difundem junto com ela) sempre acaba ficando no fluido extracelular.
Este excesso de líquido, agora acumulado no fluido extracelular, é eventualmente drenado pelos vasos linfáticos e recolocado na corrente sangüínea.
 
 
 
Fazem parte do sistema linfático os próprios vasos, os gânglios linfáticos, o timo e o baço; órgãos envolvidos na defesa do organismo.
   
   
   
 
 
 
O sistema linfático apresenta uma série de funções, vamos enumerá-las:
  1. Como já foi dito, drena o excesso de água que fica no fluido extracelular de volta para a corrente sangüínea
  2. Estoca temporariamente os fluidos que são ingeridos pelo corpo. Parte dos fluidos absorvida pelo trato intestinal entra nos vasos linfáticos e é colocada pouco a pouco no sangue, a fim de não sobrecarregar os rins.
  3. Os vasos linfáticos podem transportar grandes moléculas como proteínas e hormônios para dentro do sangue. Algumas moléculas são grandes demais para cruzar as paredes dos capilares e portanto não entram no sangue diretamente.
  4. Algumas moléculas de alimento, especialmente as gorduras, vão para a linfa ao invés de ir para o sangue quando são absorvidas pelo intestino. Os vasos linfáticos são sua principal via de entrada no sangue.
  5. Em várias partes do corpo se formam os nódulos linfáticos, responsáveis por uma parte da defesa do corpo contra doenças.
As substâncias que vão para os vasos linfáticos normalmente entram na corrente sangüínea nas veias próximas ao coração.