Biologia » Biologia Celular » Metabolismo celular » Metabolismo anaeróbico
 
 
Metabolismo anaeróbico
 
 
 
A quimiossíntese, síntese de substâncias a partir da energia química liberada em certas reações inorgânicas, ocorre apenas em algumas bactérias autótrofas. Um exemplo é o das bactérias que vivem em depósitos de lixo, fundos de pântanos e tubos digestivos de animais. Estas bactérias são chamadas de metanogênicas e produzem energia a partir da reação entre H2 e CO2, liberando gás metano (CH4) que dá o cheiro característico de seu metabolismo. Algumas bactérias que vivem no solo, como as nitrosomonas e as nitrobactérias, também realizam a quimiossíntese. Estas bactérias participam ativamente do ciclo do nitrogênio no Planeta, já que obtêm energia através da oxidação da amônia (substâncias tóxicas a outros seres vivos) presente no solo e a transformam em nitritos.

Uma vez formado os nitritos, as nitrobactérias o oxidam a nitrato (substâncias que podem ser utilizadas pelas plantas, por exemplo, em seu metabolismo).

Assim como as bactérias fotossintetizantes, as bactérias quimiossintetizantes utilizam o oxigênio para a oxidação e o gás carbônico e a água para a síntese de glicose, com a diferença de que não utilizam a luz para fornecer energia para estas reações.
  2NH3 + 3O2 2HNO2 + 2H2O + energia

2HNO2 + O2 2HNO3 + energia
 
 
 
 
 
 
 
Em meio sem oxigênio, a glicólise pode ocorrer, produzindo dois ATPs. Como o meio está sem oxigênio, a cadeia respiratória é então interrompida. Neste caso, os hidrogênios que foram transferidos para o NAD serão devolvidos ao ácido pirúvico, que se transforma em álcool, ácido acético, ácido lático ou outro composto orgânico.
   
   
   
 
 
 
Nos músculos, na falta de oxigênio pelo excesso de exercício, é feita a fermentação lática. Ocorre a falta de oxigênio nessas ocasiões porque o sistema cardiovascular coração não consegue bombear sangue oxigenado em quantidade suficiente para suprir os músculos. Ao final da fermentação, são produzidas duas moléculas de ATP, essenciais para as células e ácido lático, uma substância tóxica para as células que se acumula temporariamente nos músculos. É por isso que você sente dor no dia seguinte a uma bateria prolongada de exercícios.