Biologia » Biologia Celular » Metabolismo celular » ATP
 
 
ATP
 
 
 
O ATP (Adenosina trifosfato) é a molécula energética das células vivas. Ele é composto pela base nitrogenada adenina (a mesma encontrada nas moléculas de DNA), que quando unida a uma ribose (açúcar) é chamada de adenosina, mais três moléculas de ácido fosfórico (H3PO4). Nas condições existentes nas células (meio ácido), os ácidos fosfóricos (P) do ATP normalmente perdem o oxigênio, transformando-se me íons fosfato (PO4-3), por isto, diz-se que o fosfato é um dos componentes do ATP.
 
 
 
A adenosina unida a um ácido fosfórico é chamada de adenosina monofosfato (AMP), e a ligada a dois ácidos fosfóricos é chamada de adenosina difosfato (ADP).
 
 
 
Existe uma grande quantidade de energia nas ligações entre os fosfatos do ATP. A fosforilação, que é a reação que forma o ATP a partir de ADP + P é uma reação endotérmica. Estima-se que para a produção de 500g de ATP (a partir de ADP + P) sejam consumidas entre 7 e 8 kilocalorias (kcal). Analogamente, quando 500g de ATP são degradados em ADP + P são liberadas entre 7 e 8 kcal. A reação de quebra do ATP é uma reação exotérmica.