Biologia » Fisiologia animal e humana » Sistema circulatório » Sistema circulatório dos vertebrados
 
 
Sistema circulatório dos vertebrados
 
 
 
Todos os vertebrados têm sistema circulatório fechado. A troca de substâncias entre o sangue e o fluido extracelular ocorre sempre através dos capilares, os mais finos vasos sangüíneos existentes. Este sistema é propulsionado por um coração muscular forte o suficiente para levar o sangue para todos os capilares do corpo, que nutrem todas as células do organismo. O coração contém câmaras que se enchem de sangue e logo depois se contraem, bombeando-o. O sangue sai do coração e entra nas artérias, que se ramificam ao longo de todo o corpo até que fiquem do calibre dos capilares, e volta dos capilares ao coração através das veias.
 
 
 
O sistema circulatório mais simples entre os vertebrados é o dos peixes. Nestes animais, o coração possui apenas um átrio (câmara que recebe o sangue) e um ventrículo (câmara que bombeia o sangue para fora), com paredes musculares e bem resistentes. Se o coração dos peixes tivesse apenas uma câmara, o sangue deveria parar a cada contração. Com duas, o sangue vindo do corpo pode entrar no coração pelo átrio enquanto o ventrículo bombeia o sangue para a artéria aorta ventral. Esta artéria leva o sangue até as guelras, onde a aorta se ramifica em vasos cada vez mais finos que terminam em capilares. Nestes capilares, o sangue capta o oxigênio e se livra do gás carbônico. Destes capilares, o sangue flui para a aorta dorsal, cujos ramos distribuem o sangue para capilares de todos os órgãos do corpo. O sangue retorna ao coração através das veias.
   
   
   
 
 
 
Neste tipo simples de circulação, o sangue passa através do coração uma única vez num circuito completo pelo corpo. Sistemas deste tipo apresentam a vantagem de que o sangue vai para o corpo logo depois de ser oxigenado pelas guelras. A desvantagem é que a passagem pelos capilares das guelras diminui em muito a pressão do sangue e, em conseqüência, sua velocidade. Assim, ele passa vagarosamente para os outros órgãos do corpo, o que limita em muito a taxa metabólica dos peixes.
  O principal componente do sistema circulatório é o sangue, um tecido que contém uma série de tipos de células.  
 
 
 
Nos tetrápodos terrestres o problema da baixa pressão do sangue que sai do coração foi resolvido graças ao surgimento da circulação dupla.