Biologia » Biologia Celular » Membrana plasmática » Transporte de substâncias
 
 
Transporte de substâncias
 
 
 
O transporte através da membrana ocorre de duas maneiras básicas: por difusão (transporte passivo) ou por transporte ativo. A maior diferença entre os dois é que a difusão não requer gasto de energia, ao contrário do transporte ativo.
 
 
 
Transporte passivo: Moléculas pequenas e sem carga elétrica, como o oxigênio e o nitrogênio, atravessam a membrana com muita facilidade, dependendo apenas da concentração destes gases dentro e fora da célula: essas moléculas se difundem do local de maior concentração para o de menor concentração.
  Além do transporte através da membrana, as células têm outros mecanismos para trazer substâncias para dentro do citoplasma, que você pode conhecer aqui.  
 
 
 
Moléculas pequenas e com carga elétrica, como os íons sódio Na+ e potássio K+, dependem de proteínas que os transportem para dentro ou para fora da célula. Da mesma forma, moléculas orgânicas maiores, como carboidratos e aminoácidos, também podem ser transportadas através da membrana de forma passiva, passando por proteínas.
 
 
 
Existem muitas proteínas diferentes envolvidas neste tipo de transporte. De forma geral, cada uma delas transporta um único tipo de substância, e o transporte pode ser feito de várias maneiras. Algumas atuam como canais, por onde a substância pode passar. Outras capturam a substância em um lado da membrana e a liberam no outro. Mesmo com estas proteínas, o transporte passivo só ocorre do lado onde a substância está em maior concentração para o lado de menor concentração.
   
   
   
 
 
 
Transporte ativo: O transporte ativo através da membrana também é mediado por proteínas da membrana, mas requer gasto de energia, porque muitas vezes transporta substâncias contra o gradiente de concentração.
 
 
 
O exemplo mais conhecido deste tipo de transporte é a bomba de sódio/potássio, que transporta os íons Na+ do interior da célula para o exterior e os íons K+ do exterior para o interior da célula, contra o gradiente natural destes íons. O transporte destas moléculas através da membrana é muito importante para o funcionamento da maioria dos nossos órgãos, especialmente o sistema nervoso e o sistema muscular. O funcionamento das células é extremamente dependente do transporte ativo de substâncias e boa parte da energia celular é gasta neste processo.