Biologia » Biologia Celular » Membrana plasmática » Endocitose e digestão celular
 
 
Endocitose e digestão celular
 
 
 
O transporte através da membrana não é a única forma pela qual a célula pode capturar substâncias presentes no meio externo.

Tanto a fagocitose quanto a pinocitose (chamadas coletivamente de endocitose) resultam em vesículas citoplasmáticas que contêm material que precisa ser digerido pela célula (lembre-se que íons e moléculas livres são transportados através da membrana plasmática). Neste processo, entram em ação os lisossomos. Estas organelas são vesículas produzidas pelo complexo de Golgi que contêm enzimas digestivas. Os lisossomos se fundem às vesículas citoplasmáticas e digerem o material englobado pela célula.

O processo de absorção e digestão das partículas pela célula não termina por aí. O material indigerível que sobra no vacúolo digestivo é lançado para fora da célula, num processo chamado de clasmocitose.
  As fibras de amianto, material muito usado na construção civil e na indústria automobilística, são absorvidas pelas células do tecido pulmonar, por fagocitose, quando respiradas. Estas fibras não são digeridas pelas enzimas dos lisossomos, acabam se acumulando na célula e causando sua morte, muitas vezes por romperem as membranas dos vacúolos digestivos e permitindo que suas enzimas ataquem a própria célula. Este processo causa uma grave doença pulmonar chamada de silicose, que acomete muitas pessoas que trabalham com o amianto. Por isso, o uso deste material está sendo abolido em muitos países.