Biologia » Biologia Celular » Moléculas orgânicas nas células » Carboidratos
 
 
Carboidratos
 
 
 
Os carboidratos formam uma classe muito extensa e diversificada de compostos presentes em todos os seres vivos. Podem variar desde moléculas simples, com cinco ou seis carbonos apenas, até polímeros gigantes, com cadeias carbônicas muito ramificadas, formadas por dezenas de milhares de átomos. Os carboidratos atuam principalmente como fonte de energia para o metabolismo celular e como elemento estrutural.
   
   
   
 
 
 
A figura acima mostra dois dos carboidratos mais simples e mais importantes. A glicose e a frutose são as principais fontes de energia para a célula, como você pode descobrir estudando o metabolismo celular. Carboidratos formados por uma única molécula, como estes dois, são chamados de monossacarídeos.
  Para entender melhor a química do carbono, o elemento responsável pela existência das moléculas grandes e complexas que formam os seres vivos, é interessante dar uma olhada nas aulas de química orgânica.  
 
 
 
Os carboidratos geralmente formam polímeros, que podem ser pequenos como a sacarose e a lactose, ou enormes, como a quitina, o amido, o glicogênio e a celulose. Os carboidratos de grande tamanho são chamados de polissacarídeos. Como você pode ver, a maioria dos polissacarídeos é formada pelos mesmos tipos de moléculas. O que varia de um para o outro é o número e a forma como estas moléculas se ligam para formar o polissacarídeo.
 
 
 
Os carboidratos, principalmente o amido, são muito importantes na alimentação humana. Atualmente, considera-se que, numa dieta saudável, eles devem satisfazer cerca de 70% das necessidades diárias de calorias de uma pessoa, ficando os outros 30% para os lipídios.