Física » Eletromagnetismo » Campo elétrico » A energia potencial elétrica
    
 
 
A energia potencial elétrica
 
 
 
Todo campo elétrico possui energia que pode ser utilizada para realizar trabalho mecânico, já que a força que o campo elétrico exerce nos diferentes pontos do espaço é capaz de acelerar ou frear as cargas elétricas.
 
 
 
Isto pode ser comprovado considerando o campo elétrico gerado por uma carga negativa Q- , que se encontra fixa num dado ponto P do espaço. Uma outra carga positiva de prova q+ colocada no ponto P’ próximo de P será atraída para esta carga negativa Q- :
   
   
   
 
 
 
 
Enquanto a carga positiva se desloca, a força elétrica do seu campo realiza um trabalho positivo, já que a força e o deslocamento gerado por ela têm o mesmo sentido.
 
 
 
Como a carga de prova q+ adquire velocidade à medida que se desloca, sua energia cinética aumenta, sendo este aumento obtido pela energia potencial elétrica do sistema constituído pelas duas cargas:
   
   
   
 
 
 
 
Importante: A energia potencial elétrica é a energia que um objeto carregado adquire quando está localizado em um campo elétrico externo. A unidade desta energia é o Joule (J).
 
 
 
Na verdade qualquer sistema de cargas elétricas contém energia potencial elétrica numa certa quantidade, que pode ser avaliada através de quanto trabalho o sistema de cargas pode realizar.
 
 
 
Por exemplo, quando as cargas q+ e Q-aqui consideradas se encontram muito distantes uma da outra, a energia potencial do sistema é maior do que se elas estivessem muito próximas. Estando distantes, o campo elétrico realiza uma quantidade maior de trabalho, fazendo as duas cargas se aproximarem. Já quando o campo elétrico é gerado por uma carga positiva fixa Q+ a carga de prova q+ sofre a ação de uma força repulsiva, e tende a se afastar de Q+. Nesse caso a energia potencial é maior quando as duas cargas estão mais próximas, o que permite que as forças do campo elétrico gerado pela carga Q+ possam repelir a carga de prova q+ por um percurso mais longo:
   
   
   
 
 
 
 
Curiosidade: O que pagamos na conta de luz como energia consumida (medida em kWh) é na verdade trabalho elétrico: quando ligamos um interruptor de luz ou ligamos um aparelho de ar condicionado ou um microondas o campo elétrico põe os elétrons em movimento dentro dos fios, realizando um trabalho que desfrutamos sob várias formas, tais como luz e calor.