Física » Eletromagnetismo » Campo elétrico » O campo elétrico - as linhas de campo
    
 
 
O campo elétrico; as linhas de campo - III
 
 
 
Linhas de Campo
Para visualizar de uma maneira bastante intuitiva o campo elétrico gerado por uma distribuição de cargas, utilizamos as chamadas linhas de força elétrica, que permitem identificar os padrões de campo elétrico associados à diferentes cargas e suas distribuições. Tais linhas nada mais são do que uma série de vetores desenhados em diferentes pontos do espaço, a direção tangente à linha de campo fornece a direção do campo elétrico neste ponto, sendo que o sentido do campo elétrico é aquele em que se percorre a linha.
 
 
 
Além disso, tais linhas de campo são desenhadas de maneira que o número de linhas por unidade de área, medido num plano perpendicular às linhas, é proporcional à magnitude do vetor campo elétrico . Isto significa que onde as linhas de campo estão mais próximas, é grande, e onde estão separadas é menor:
   
   
   
 
 
 
 
Importante: Convém ter sempre em mente que as linhas de campo não correspondem a alguma coisa que exista no mundo real, sendo apenas uma abstração, no sentido de se poder imaginar como é o campo elétrico gerado por uma quantidade arbitrária de cargas, indicando como este campo varia numa certa região do espaço.
 
 
 
Portanto, num ponto P qualquer do espaço, o campo elétrico é tangente à linha de campo que passa por este ponto. O sentido do campo é o sentido em que a linha de campo é ali percorrida:
   
   
   
 
 
 
 
Se a carga de prova da esfera mencionada anteriormente tivesse carga positiva, o vetor campo elétrico próximo a todos os pontos da esfera iria apontar radialmente para fora da esfera, ou seja, para longe dela. Neste caso, as linhas de campo elétrico rumam radialmente para longe da carga positiva. Caso contrário, se a carga de teste tivesse carga negativa, as linhas de campo rumariam para perto da carga, se esta for negativa:
   
   
   
 
 
 
 
Como podemos perceber, há uma série de convenções entre o sinal da carga e a direção das linhas de campo. Vamos enumerar quais são elas:
 
 
 
Quando o campo elétrico é gerado por duas ou mais cargas elétricas puntiformes, as linhas de campo são, em geral, linhas curvas:Curiosidade: Este padrão das linhas de campo geradas por duas cargas de igual magnitude, porém de sinais opostos, constitui o que chamamos de dipolo elétrico.