Física » Mecânica » Movimentos em duas e três dimensões » Aceleração e aceleração média
    
 
 
Aceleração e aceleração média - II
 
 
 
Vamos descobrir qual é a direção da aceleração média e da aceleração instantânea num movimento não retilíneo observando o movimento de um carro que está dando uma volta em torno de uma praça, com velocidade constante de 40 km/h.
 
 
 
   
   
   
 
 
 
A velocidade instantânea do carro nos pontos A, B e C é respectivamente , e . Assim, a diferença de velocidade entre os pontos com velocidades e tangentes `a trajetória do veículo é dada pelo vetor , que aponta na direção do interior da praça:
   
   
   
 
 
 
 
Como sabemos da Equação (1), a aceleração média tem a mesma direção do vetor diferença de velocidade , e portanto também aponta na mesma direção, para o centro da praça.
 
 
 
   
   
   
 
 
 
A direção do vetor aceleração instantânea segue a direção de , e portanto também aponta para o centro da praça.
 
 
 
   
   
   
 
 
 

Mas é importante considerarmos o seguinte aspecto deste movimento: ao seguirmos o movimento deste carro em volta da praça, que se move com velocidade constante de 40 km/h, falamos de aceleração.

É possível falarmos em aceleração, sabendo que o carro se move com velocidade constante?

Sim, é possível, se ao precisarmos trabalhar com quantidades vetoriais como a velocidade e a aceleração, lembrarmos que:uma quantidade vetorial está completamente definida se conhecemos:

  • seu módulo (ou valor);
  • sua direção;
  • seu sentido.


    O carro está acelerado, mas vamos tirar todas as nossas dúvidas quanto às causas de sua aceleração?

    Para isto, é só clicar

    aqui.

  •