Física
» Mecânica
» Movimento uniformemente variado
» Lei horária do movimento
Lei horária do M.U.V - II
Mostramos anteriormente qual é a relação entre a velocidade média de um corpo em movimento e o tempo de deslocamento. Mas sabemos também que a velocidade média e o tempo estão relacionados através da lei horária do Movimento Retilíneo Uniforme.
Então, como e sendo temos que onde s é o deslocamento, v é a velocidade final da partícula e t é o tempo no qual a partícula esteve em movimento
No Movimento Retilíneo Uniforme temos que s=v t uma vez que neste movimento a velocidade média e a velocidade instantânea coincidem entre si.
A Lei Horária do Movimento Uniformemente Variado é dada por
Podemos observar, conforme a animação ao lado e a equação que no caso do Movimento Uniformemente Variado o deslocamento percorrido por um corpo é igual a área de uma superfície no diagrama velocidade-tempo.
No Movimento Uniformemente Variado o deslocamento de um corpo é igual à área de uma superfície por ele descrita no diagrama velocidade versus tempo.
Mas podemos também encontrar uma outra lei horária entre o deslocamento e o tempo no Movimento Uniformemente Variado conectando a aceleração, e não mais a velocidade: sabemos que no Movimento Uniformemente Variado vf=at. Sabemos também que v=at, e que o deslocamento s é da forma , que pode ser escrito como
A equação , que pode ser escrito como , que representa uma nova Lei Horária para o Movimento Uniformemente Variado.
Se representarmos no diagrama espaço-tempo esta nova lei horária, obteremos uma parábola.
O fato da curva se tornar cada vez mais íngreme reflete o contínuo aumento da velocidade instantânea do corpo a medida que o tempo passa.