Biologia » Fisiologia animal e humana » Trocas gasosas » Introdução
 
 
Introdução
 
 
 
Desde um alpinista escalando o topo do monte Everest a um pequeno invertebrado residente de um recife de corais, todos os animais estão continuamente trocando gases com seu ambiente. Qual será a razão de toda esta necessidade? Na página de respiração celular e nas páginas subseqüentes, você verá que a obtenção de energia para todas as reações biológicas depende de oxigênio no interior das células. A respiração celular utiliza O2 e libera CO2 como resíduo, que deve ser retirado do organismo para que não se torne tóxico.
  para que possa ser utilizado nas diferentes células dos animais, o O2 precisa ser levado de onde é captado para as células propriamente ditas. Este transporte não pode ser feito simplesmente no sangue ou nos fluidos corporais. O O2 necessita de moléculas especiais que o carreguem, os pigmentos respiratórios.  
 
 
 
Dos recursos oferecidos pelo ambiente, o O2 é o único que não pode ser armazenado pois, assim como ele oxida as moléculas de nosso alimento, ele é capaz de oxidar nossas próprias moléculas, sendo prejudicial em altas concentrações no organismo. Por causa disso, os animais precisam absorver O2 de forma contínua. Só para se ter uma idéia, um ser humano médio pode sobreviver semanas sem comida, dias sem água e apenas alguns minutos sem O2...
Animais pequenos podem respirar por mera difusão, mas os animais maiores, não! Entenda o porquê disso e como este problema foi resolvido estudando um pouco da evolução do sistema respiratório.