Biologia » Fisiologia animal e humana » Nutrição animal e digestão » Sistema digestivo humano
 
 
A absorção dos diferentes tipos de nutrientes
 
 
 
A maioria das moléculas de nutrientes sai do lúmen através do transporte ativo ou por difusão facilitada. A glicose e os aminoácidos entram nas células por transporte ativo, graças à alta concentração de sais do suco pancreático e da bile. As células intestinais também podem absorver di e tripeptídeos, que são digeridos intracelularmente antes que entrem na corrente sangüínea.
  Você sabe como é o transporte através da membrana celular? Clique aqui e veja como funciona o transporte ativo e o passivo, para dentro e para fora das células.  
 
 
 
Longas moléculas de ácidos graxos entram nas células intestinais por difusão através da membrana plasmática. Uma vez nas células, elas são convertidas principalmente em gorduras e depois “ganham” uma capa de proteínas que as converte em trigliceróis, moléculas solúveis em água. Assim modificadas, essas moléculas viajam pelos vasos linfáticos até que sejam adicionadas ao sangue numa região próxima ao coração. Os ácidos graxos pequenos são absorvidos diretamente pela corrente sangüínea.
Além destes nutrientes, cerca de 10 litros de fluido são absorvidos pelo trato digestivo para dentro do sangue todos os dias. Destes, cerca de 1,5 litros consistem de fluidos que bebemos, e 8,5 litros são fluidos secretados no intestino pelas enzimas digestivas e pelo muco. A maioria do volume destes 10 litros (cerca de 9 litros) é absorvida no intestino delgado.
 
 
 
A água é absorvida pelas células do intestino indiretamente, de forma passiva, como resultado do transporte de sódio. O sistema funciona assim: o sódio (Na+) é ativamente transportado para fora das células intestinais, não de volta para o lúmen, mas para o fluido extracelular no interior das vilosidades. Íons cloreto (Cl-), carregados negativamente, passam de forma passiva para o fluido extracelular atraídos pelas cargas positivas do sódio. O acúmulo destes íons deixa esta região mais concentrada que o lúmen, fazendo com que a água saia do lúmen por osmose.
   
   
   
 
 
 
Sódio, pequenas quantidades de outros íons, vitamina K e água são as principais substâncias absorvidas pelo intestino grosso. Esta absorção faz com que apenas 100ml de água com pequenas quantidades de íons inorgânicos sejam perdidas pelas fezes todos os dias. As fezes são constituídas de aproximadamente ¾ de água e ¼ de material sólido. Deste, cerca de 30% é formado por bactérias (as do intestino); 15% por material inorgânico; 4% por proteínas; 20% por gorduras e 30% por material não digerido, como as fibras vegetais.