Biologia » Fisiologia animal e humana » Trocas gasosas » Obtenção de oxigênio
 
 
Obtenção de oxigênio
 
 
 
A maior parte do O2 da Terra é encontrado no ar, que é composto por 21% de oxigênio, e uma outra parte dele está dissolvida na água. É sempre bom lembrar que este oxigênio existe graças ao metabolismo das plantas e de outros organismos fotossintetizantes, que utilizam o gás carbônico e moléculas simples para sintetizar macromoléculas (que nós utilizamos como alimento), compostos sem os quais os animais não poderiam sobreviver.
Tanto a água quanto o ar servem para os animais como o meio respiratório, ou seja, a fonte imediata de oxigênio.
 
 
 
De forma geral, um animal obtém O2 do meio respiratório através de sua superfície respiratória num processo chamado de troca gasosa. Este processo é freqüentemente chamado de respiração, porque as células utilizam o O2 para a respiração celular, mas estes são processos distintos. Se você ainda não aprendeu sobre a respiração celular propriamente dita, clique aqui. A respiração também não deve ser confundida com a ventilação, que é o movimento do meio respiratório de modo que a superfície respiratória esteja sempre em contato com um suprimento novo de O2.
   
   
   
 
 
 
A ventilação é necessária porque a troca gasosa ocorre pela difusão do O2 e do CO2 através dos gradientes de concentração, ou seja, cada um destes gases se difunde do local de maior concentração para o de menor concentração. Quanto maior for a diferença de concentração, mais rápida e efetiva será a troca gasosa entre o meio respiratório e os fluidos corporais.