Química » A Química dos Elementos » A Teoria Atômica » Introdução
 
 
Introdução
 
 
 
A origem da química confunde-se com a prática da alquimia, a arte de modificar substâncias ou de simplesmente observar as transformações espontâneas ocorridas na natureza. Para a alquimia, as transformações eram um ponto central, sendo tão fascinantes quanto úteis. Fazer sabão a partir de gordura e cinzas, aprender a controlar o processo de fermentação, obter bronze de minérios de cobre e estanho eram alguns dos conhecimentos importantes também do ponto de vista econômico.
 
 
 
Observando a natureza e tentando modificá-la, o homem ambicionava transformar o mundo. A prática levou ao conhecimento, dando origem à ciência. Embora a química, como a alquimia, trate de transformações - desde as que acontecem nos reatores nucleares até aquelas que ocorrem na fixação de nitrogênio por bactérias - a antiga arte, em um avanço fantástico em poucas centenas de anos, tornou-se uma grande ciência. Com o atual nível de conhecimentos químicos, é possível, por exemplo, demonstrar que o que nossos narizes reconhecem como "cheiro de chocolate" é resultado de uma composição de pelo menos trinta e nove substâncias. Substâncias, átomos, moléculas, ligações, estruturas, modelos, reações - esse é o material utilizado pelo químico para descrever o mundo e suas transformações, tal como um artista utiliza-se de pincéis, tintas e telas para retratar o que observa.
   
   
   
 
 
 
Em nosso dia-a-dia podemos observar muitas transformações: a evaporação da água líquida, o cozimento dos alimentos pela ação do calor, a queima de uma vela, produzindo luz e calor, a transformação da gasolina em energia que move um veículo. A explicação para esses e muitos outros fenômenos, quer ocorram naturalmente, quer sejam provocados pelos seres humanos, está baseada na Teoria Atômico-Molecular.
  Vídeo 1
Vídeo 2
Vídeo 3
Vídeo 4
Observe nos vídeos algumas transformações químicas produzidas em laboratório. Note que uma reação química pode ser percebida por uma mudança de coloração, pela formação de precipitado, pelo desprendimento de um gás ou pela liberação de energia elétrica ou térmica.
 
 
 
 
Essa teoria não surgiu da noite para o dia, ela é o resultado de um longo processo, que teve origem ainda no século XVIII, com as leis ponderais das combinações químicas, chegando à Teoria da Mecânica Quântica no século XX. É importante compreender os modelos e os conceitos envolvidos na Teoria Atômico-Molecular, pois eles são a base para a compreensão da química em um sentido mais amplo, ou seja, como uma ciência que está em tudo e em toda a parte.
  Conheça um pouco da história da química clicando aqui.