Química » Laboratório Experimental de Química » Experimentação em química » Aparelhagens de laboratório
 
 
Aparelhagens de Laboratório
 
 
 
As aparelhagens de laboratório foram criadas para diversas finalidades. Veja alguns exemplos, medida de volume, transferência de líquidos e separação de substâncias, aquecimento de compostos, dentre outras.

Aparelhagens de laboratório e suas aplicações
 
 
 
São fabricados em vários tamanhos, e as medidas de volume encontradas são de 5, 10, 25, 50, 100, 250, 500 e 1000 mL. O béquer e a proveta são usados para medidas de volume. O béquer é usado para medidas grosseiras de volume e a proveta quando precisamos de medidas mais exatas. Os balões volumétricos são utilizados para medidas em que se deseje grande precisão, como no preparo de solução de concentração bem definida. As pipetas são geralmente utilizadas na transferência de volumes e podem ser de dois tipos: volumétricas ou graduadas. A bureta é um instrumento de grande precisão. É usada em titulações para medir o volume exato que uma solução de concentração conhecida reage com outra de concentração desconhecida.
   
   
   
 
 
 
Curiosidade:
A maioria das aparelhagens de laboratório utilizadas na medida de volume ou no desenvolvimento de reações químicas é confeccionada em vidro. Contudo, substâncias como hidróxidos de sódio ou potássio e ácido fluorídrico atacam o vidro e, por isso, muitas dessas aparelhagens são também feitas em polietileno.