Química » A Química dos Compostos de Carbono » O petróleo
 
 
O carbono
 
 
 
Em todos os seres vivos, da mais simples célula até a maior sequóia, a água é, de longe, a mais comum das moléculas. Imersas na água, encontram-se moléculas extremamente complexas, conhecidas como proteínas e ácidos nucléicos, que caracterizam, até onde sabemos, todas as formas de vida.
Proteínas, RNA e DNA têm uma estrutura básica composta de cadeias e anéis de átomos de carbono. Nestas complexas moléculas, a maioria dos átomos de carbono está ligada a um ou mais átomos de hidrogênio, formando o "esqueleto" de hidrocarbonetos. Uns poucos átomos de carbono combinam-se com outros tipos de átomos como oxigênio, nitrogênio, enxofre e fósforo. Estes elementos fazem parte de fragmentos moleculares chamados grupos funcionais.
 
 
 

Na metade do século XIX, o químico alemão Friedrich August Kekulé estudou compostos orgânicos e descobriu várias características do átomo de carbono. Estes estudos possibilitaram uma melhor compreensão da estrutura das substâncias orgânicas, e entender porque o carbono é capaz de formar um número tão grande de compostos.
   
   
  Kekul‚  
 
 
 
Para conhecer algumas particularidades do átomo de carbono, clique ao lado.