Química » Velocidade das Reações Químicas » Cinética química » Como as reações ocorrem?
 
 
Perfis de reação
 
 
 
Considere a reação:

Se acompanharmos como a energia do sistema varia enquanto reagentes são transformados em produtos, teremos o perfil da reação, como pode ser visto no gráfico:
   
   
   
 
 
 
Este gráfico apresenta uma série de vales e morros. Você pode pensar no perfil de reação como um caminho que as moléculas percorrem para que reagentes sejam transformados em produtos. Espécies estáveis ficam nos vales, ou seja, elas apresentam uma energia local mínima ao longo do perfil de reação.
No gráfico, CD representa um intermediário que permanece em um vale raso. CD é uma espécie que apresenta estabilidade termodinâmica em relação à sua decomposição em A + B ou em E + F. No entanto, sua estabilidade cinética depende apenas da altura da barreira de energia de ativação (Ea)para que ocorra a reação direta (CD se transformando em E + F) ou a reação reversa (CD se transformando em A+ B).
Se o vale ocupado por CD for bem raso, há uma alta probabilidade de que o intermediário adquira energia suficiente, para transpor a barreira de ativação quase no mesmo momento em que é formado. Se isso ocorrer, CD será um intermediário com tempo de vida bastante curto. O tempo de vida da espécie CD aumenta com o aumento da energia de ativação.