Química » A Química da Matéria » Equilíbrio químico » A dissociação de ácidos e bases
 
 
A Dissociação de Ácidos e Bases
 
 
 
Os ácidos e bases podem ser classificados, num conceito primitivo, em fortes e fracos, de acordo com o seu grau de ionização.
 
 
 
Compara-se a força de ácidos e bases, individualmente, pela medida de suas tendências a transferir um próton para a sua base conjugada ou para o seu ácido conjugado, respectivamente. Isto é feito em relação à água, assim tem-se para um ácido genérico a seguinte reação:
   
   
   
 
 
 
No equilíbrio,
 
 
 
Como a [H2O] é praticamente constante, tem-se:
 
 
 
onde, Ka é denominada constante de dissociação do ácido.Logo, se o ácido é muito forte, ele estará praticamente todo dissociado, não havendo nenhuma espécie molecular em solução aquosa. Neste caso, o ácido não apresenta uma constante de equilíbrio. Matematicamente, pode-se compreender esta afirmação interpretando a equação anterior. Se para um ácido genérico, [HA], sua concentração tende a zero, a constante de equilíbrio tende ao infinito. O mesmo raciocínio é válido para as bases.
 
 
 
A força de ácidos e bases em solução aquosa pode ser determinada através de experimentos de condutividade elétrica. Se um ácido ou uma base apresenta uma grande capacidade de conduzir corrente elétrica, mais forte eles serão.
   
   
  Condutividade Elétrica  
 
 
 
Condutividade Elétrica
Ácido ou base Dissociação K (25ºC)
Ácido Acético CH3COOH --> H+ + CH3COO- 1,8 x 10-5
Ácido Cianídrico HCN --> H+ + CN- 4,0 x 10-10
Hidróxido de Amônia NH4OH --> NH4+ + OH- 1,8 x 10-5
 
 
 
Até aqui se descreveu o processo de dissociação de ácidos e bases, mas igualmente importante é o fenômeno de associação entre H+ e OH- nas reações ácido-base de neutralização.
Um outro fenômeno importante, decorrente do equilíbrio de dissociação de um ácido ou base é o efeito tampão . Em muitos processos biológicos e químicos é importante que o pH não se altere muito. Um bom exemplo é o transporte de oxigênio no sangue, onde o pH deve ser mantido num valor próximo a 7,4. Isto é conseguido pela ação tamponante de um equilíbrio ácido-base.