Química » A Química dos Elementos » Ligações Químicas » Ligação Metálica
 
 
Geometria Molecular
 
 
 
Teoria da Repulsão dos pares de elétrons da camada de Valência
 
 
 
Em uma molécula, o arranjo geométrico dos átomos (ou grupos de átomos) em torno de um átomo central, é determinado pela repulsão entre os pares de elétrons presentes na camada de valência do átomo central. Este arranjo é feito de modo que os pares de elétrons fiquem o mais afastado possível uns dos outros, fazendo com que a energia de repulsão entre os elétrons seja mínima.
Se no átomo central houver pares de elétrons não compartilhados (que não participam de nenhuma ligação), eles interferirão na geometria da molécula.
As ligações (simples, duplas e triplas) e os pares de elétrons não compartilhados podem ser vistos como zonas de repulsão em torno de um átomo. Assim, se houver duas zonas de repulsão (dois átomos ligados ao átomo central), os átomos irão se dispor em lados opostos do átomo central, formando um segmento de reta (linear).
Apesar de serem as zonas de repulsão que determinam a distribuição geométrica ao redor do átomo central, a geometria molecular é uma expressão da posição relativa dos núcleos dos átomos presentes. Considerando apenas os átomos unidos ao átomo central (não enxergando, portanto os pares de elétrons não usados em ligações), determinamos, finalmente, a geometria da molécula.
  Baseando-se neste princípio, as geometrias adotadas por moléculas podem ser: