Química » A Química dos Elementos » A Classificação dos Elementos » História da Tabela Periódica
 
 
Saiba Mais - Alumínio
 
 
 
Configuração Eletrônica Fundamental: [Ne]3s23p1
 
 
 
História
O metal alumínio somente é encontrado na natureza na forma combinada. Há mais de 7 mil anos, os Persas faziam seus vasos com um barro à base de Alumina e os gregos e romanos usavam na medicina como Adstringente. Os egípcios e babilônicos usavam um tipo de substância que continha alumínio em seus cosméticos e produtos medicinais. Em 1787, Lavoisier suspeitou que esta substância era um óxido de um metal desconhecido (Al2O3). O alumínio foi isolado por H. C. Oersted em 1825, reagindo a baixa pressão e sob aquecimento, cloreto de alumínio (AlCl3) com uma mistura de potássio (K) e mercúrio (Hg). Seu nome foi proposto por Davy em 1807 como “alumium”, sendo posteriormente denominado em alemão, francês ou inglês de “aluminium”. A origem do nome "alumen" é latina, e significa substância com sabor adstringente.
   
   
   
 
 
 
Estado Natural
O alumínio é o terceiro em abundância na crosta terrestre, constituindo cerca de 8% da mesma. A principal forma em que se encontra na natureza é como silicatos complexos, como o feldspato (KAlSi3O8), a argila, a silimanita e os zeólitos. A bauxita é seu minério mais importante e, consiste numa mistura de óxidos hidratados de alumínio (AlHO2, Al(OH)3). A extração do metal puro é feita à partir da bauxita pelo processo Hall-Héroult.
Propriedades Químicas
O alumínio puro é extremamente reativo, quando aquecido na presença de ar ou oxigênio se oxida rapidamente para formar óxido de alumínio. Al2O3.xH2O. Por causa disto, em condições normais, o alumínio é recoberto por uma fina camada de óxido de alumínio que serve como proteção do metal, evitando que este continue o processo de corrosão. O metal reage com ácidos e bases, como o HCl ou NaOH, liberando gás hidrogênio, apresentando por isto um caráter anfótero.
 
 
 
Aplicações e Usos
O alumínio é usado na fabricação de várias estruturas metálicas na construção civil, como janelas, box de banheiro, e etc. Em geral, os utensílios de cozinha e os instrumentos cirúrgicos e de precisão, como paquímetros e micrômetros são produzidos em alumínio. Na indústria alimentícia tem ampla aplicação como embalagem, principalmente na produção de latas de bebidas.
A principal liga comercial de alumínio é o duralumínio ou dural, que contém cerca de 95% de Al, 4% de Cu, 0,5% de Mn e 0,5% de Mg, sendo esta bem mais forte que o alumínio puro. Esta liga é muito utilizada na produção de bicicletas de corrida e rodas de automóveis.
O óxido de alumínio é muito utilizado na produção de rubis sintéticos, os quais têm aplicação na construção de lasers e são produzidos misturando-se Al2O3 com Cr2O3 pulverizados em ambiente oxidante. O alumínio metálico tem um grande poder de reflexão, sendo que esta não é perdida quando o metal é oxidado. Por isto ele é utilizado como alternativa na fabricação de espelhos, principalmente em telescópios refletores de grande porte.
   
   
   
 
 
 
Segurança no Laboratório
O alumínio em pó produz uma mistura explosiva com o ar, apresentando risco de provocar incêndio. O metal é tóxico se absorvido por inalação ou ingerido, pois este se acumula no sistema biológico do ser vivo, sendo associado a doença de Alzheimer. Ele deve ser manuseado com cuidado com equipamentos de segurança de laboratório e em ambiente com ventilação adequada.