Química » A Química dos Elementos » A Classificação dos Elementos » História da Tabela Periódica
 
 
Processo Linz-Donawitz de produção do aço
 
 
 
A fabricação de aço é realizada pelo processo LD, que consiste em fundir em atmosfera de oxigênio num forno elétrico a sucata e o ferrogusa. As etapas do processo são:
1ª Etapa: A Hematita é transformada em ferrogusa usando carvão vegetal. Este processo é denominado de redução e ocorre na parte superior do alto-forno pela ação de gases como o monóxido de carbono.

Fe2+3CO 2Fe+3CO2
 
 
 
O ferrogusa assim produzido é utilizado na etapa seguinte na forma líquida ou sólida. Além do ferrogusa, é produzido no alto-forno uma massa constituída de aproximadamente 55% de dióxido de silício (SiO2), 30% de óxido de cálcio (CaO) e 15% de óxido de alumínio (Al2 O3). Este materal é denominado de escória e é indesejável para a indústria siderúrgica, sendo revendido para a indústria de cimento devido a sua grande concentração em CaO.
2ª Etapa: Na aciaria, a sucata e o ferrogusa são carregados nos fornos elétricos, onde são fundidos a 1600 ºC. Atingidas as especificações desejadas por meio de refino e adição de ligas de ferro-silício, ferro-manganês, ... , o aço líquido é vazado para as máquinas de lingotamento contínuo, produzindo o aço-bruto ou como comumente são chamados, os tarugos.
 
 
 
3ª Etapa: Na laminação, o tarugo sofre uma deformação física, diminuindo a área de sua seção Transversal. Isto é realizado por compressão do aço-bruto em passos sucessivos entre dois cilindros a alta temperatura. Na laminação são produzidos os vergalhões para construção e o fio- máquina.
4ª Etapa: Na trefilaria, o fio-máquina é recebido na forma de bobinas. Após a Decapagem, ele é deformado a frio para a produção de arames, pregos, grampos, chapas e outros derivados.