Literatura » Barroco » Contexto histórico
 
 
Contexto histórico
 
 
 
Você sabia que a palavra Barroco significava, originalmente, pedra ou pérola irregular?
Por que será, então que os estudiosos escolheram esta palavra para definir as manifestações artísticas dos anos 1600 e início dos anos 1700?
Pense um pouquinho sobre isso, tendo em mente o conceito de irregular:
Você já deve ter ouvido dizer que o Homem Barroco era tenso, e que vivia dividido entre dois mundos diferentes: o mundo terreno e o mundo celestial.
O homem desta época não conseguia saber se, para ele, seria melhor optar pelas coisas do mundo material (as ciências, o corpo físico, os amores carnais) ou o mundo religioso (a crença de que tudo girava em torno de Deus, e que sempre a Sua vontade deveria ser atendida).
O intenso contraste que perturbava o homem neste período era resultado das condições históricas em que ele vivia: o que acontecia em volta dele, com a sua sociedade, era responsável por esse desequilíbrio.
  ir.re.gu.lar adj (lat irregulare) 1 Que não é regular, que não obedece às regras. 2 Contrário à regra. 3 Oposto à justiça ou à lei. 4 Arbitrário. 5 Desarmônico, desigual. 6 Bot Qualifica o cálice, a corola, o ovário, o fruto etc., que são assimétricos ou zigomorfos. 7 Gram Diz-se das palavras que se afastam do seu respectivo paradigma. 8 Dir Que incorreu numa irregularidade. 9 Med Diz-se do pulso que não apresenta uniformidade na intensidade das pulsações nem nos intervalos que as separam.  
 
 
 
Portanto, para entender melhor o homem desta época, devemos conhecer as condições sociais, econômicas e religiosas que determinavam o panorama histórico do período que denominamos de Seiscentismo:
   
   
   
 
 
 
  • Contra-Reforma: Para conter o avanço do Protestantismo na Europa, a Igreja Católica criou o Concílio de Trento.
O Concílio de Trento reformou os dogmas católicos, preservando a hierarquia clerical.
Mas o mais importante para este período foi a restauração do Tribunal do Santo Ofício, com a criação da Companhia de Jesus. Ela era responsável pela Inquisição, que combatia os hereges. Enfim, era a CENSURA da época. Todos os homens que não eram consideradas “bons cristãos” eram queimados na fogueira da Inquisição. Eram julgados os crimes “contra a fé”, que abrangiam o luteranismo, a feitiçaria, as blasfêmias e as críticas ao Catolicismo, entre outros.