História » Liberalismo e Socialismo » O Socialismo » O Socialismo científico
 
 
O socialismo científico
 
 
 
Karl Marx e Friedrich Engels desenvolveram a teoria socialista partindo da análise crítica e científica do capitalismo. Empenharam-se em estudar a sociedade capitalista e as leis que a regiam. Visualizaram seu fim e acreditavam que o próprio desenvolvimento do capitalismo geraria os elementos para sua destruição.
A classe trabalhadora, ao desenvolver sua consciência histórica, se entenderia como uma classe revolucionária, e teria papel decisivo na destruição da ordem capitalista burguesa.
Eles viam o socialismo como um estágio intermediário, mas necessário para se alcançar o comunismo. No socialismo, o Estado, controlado pela ditadura do proletariado, socializaria os meios de produção e eliminaria a propriedade privada. Depois se instalaria o comunismo, com a completa igualdade entre homens e o desaparecimento do Estado.
A teoria marxista foi claramente apresentada no livro O Manifesto Comunista em 1848. A partir de 1867, Marx escreveu outra obra, O Capital, fundamental para o entendimento de seu pensamento e que causou uma revolução na economia e nas ciências sociais.
   
   
  Karl Marx: Karl Marx desenvolveu o materialismo histórico, teoria que analisa cientificamente o capitalismo  
 
 
 
Os princípios básicos do socialismo marxista podem ser sintetizados em quatro teorias centrais. A teoria da mais valia explica a concentração de riqueza nas mãos dos capitalistas por meio da exploração operária. Ela corresponde ao valor da riqueza produzida pelo operário além do valor que ele recebe como salário, apropriado pelos capitalistas. O materialismo histórico mostra como os acontecimentos históricos são determinados pelas condições materiais (econômicas) da sociedade. A luta de classes, onde afirma que a história da sociedade humana é a história da luta de classes, ou do conflito permanente entre explorados e exploradores. E o materialismo dialético, onde se percebe o método utilizado por Marx e Engels para explicar as transformações históricas. Segundo ela, toda formação social (escravismo, feudalismos, capitalismo) produz os elementos geradores da própria destruição.
A outra corrente radical, o anarquismo , defende a conquista de uma sociedade igualitária com uma transformação imediata.
   
   
  Friedrich Engels: Parceiro de Marx, Friedrich Engels o levou a conhecer o movimento operário