História » Liberalismo e Socialismo » O Socialismo » O Socialismo utópico
 
 
O socialismo utópico
 
 
 
Os trabalhadores europeus tinham condições precárias no século XIX. Longas jornadas de trabalho, exploração do trabalho feminino e infantil, baixos salários e péssimas condições de vida levaram vários pensadores a criticarem as práticas do liberais e proporem reformas sociais. Nasceu assim o pensamento socialista. Seus teóricos eram os utópicos, os científicos (marxistas) e os anarquistas.
Os utópicos são os primeiros socialistas com suas idéias desenvolvidas na primeira metade do século XIX. Pregavam a instalação de uma sociedade justa e igualitária, sem apresentar propostas concretas para atingi-la, daí “utópicos”. Entre eles destacam-se:
  • Saint-Simon (1760-1825): desejava planificar a economia, visando sobretudo beneficiar as classes trabalhadoras. Achava que a indústria deveria voltar-se para atender aos interesses da maioria, principalmente dos mais pobres.
   
   
  Saint-Saimon: Saint-Simon queria planificar a economia para beneficiar as classes trabalhadoras  
 
 
 
  • Robert Owen (1771-1858): capitalista inglês, dono de várias fábricas, mostrou preocupação com os problemas sociais. Na Escócia, dirigiu uma fábrica têxtil onde aplicou suas idéias. Construiu casas para seus funcionários, criou o programa de participação dos lucros das empresas, reduziu a jornada de trabalho para 10,5 horas por dia (a média em outros locais era de 13 ou 14 horas/dia) e fundou escolas para os filhos de seus empregados. Propôs também a organização social em cooperativas de operários. Chegou a tentar aplicar tais idéias nos Estados Unidos, onde fundou a comunidade de New Harmony, no estado de Indiana, mas sem êxito.
  • Ao lado do socialismo utópico, surgiu o socialismo científico (ou marxista). Seu maior teórico foi o economista e filósofo alemão Karl Marx (1818-1883), que teve, em muitas de suas obras, a colaboração de Friedrich Engels (1820-1895).
   
   
  Owen: Capitalista inglês, Robert Owen, mostrou-se preocupado com os problemas sociais de sua época  
 
 
 
  • Charles Fourier (1772-1837): propunha organizar a sociedade em “falanstérios”, onde todos segmentos sociais (operários, proprietários e capitalistas) colocariam suas propriedades e força de trabalho em posse comum. Todos receberiam ações proporcionais ao valor de sua contribuição. Fourier não encontrou pessoas dispostas a financiar o primeiro “falanstério”.
   
   
  Fourier: Charles Fourier esperava que a sociedade se organizasse com participação de todos segmentos sociais