História » Apogeu da República Velha » República das Espadas » O governo de Deodoro da Fonseca
 
 
O governo provisório de Deodoro da Fonseca
 
 
 
O governo instaurado com a Proclamação da República possuía um caráter provisório, visando resolver os problemas iniciais do novo sistema político.Uma das primeiras medidas do governo provisório, liderado por Deodoro da Fonseca, foi a extinção da Constituição de 1824 e a convocação de eleições para a formação da Assembléia Constituinte.
A nova Constituição, vital para a consolidação do governo republicano, foi promulgada em fevereiro de 1890. A nova Carta estabelecia a República Federativa do Brasil, maior autonomia para os Estados e os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário; além do voto universal masculino para maiores de 21 anos (com exceção de mendigos, analfabetos, religiosos e militares). Também estabelecia que o primeiro presidente republicano seria eleito pela Assembléia Constituinte, e não por eleições diretas. Em 1891, Deodoro foi eleito, indiretamente, o primeiro presidente do Brasil.Durante o governo provisório ocorreram vários choques de interesses entre militares e cafeicultores.
   
   
   
 
 
 
Os conflitos entre as duas classes aumentaram, porque os fazendeiros desejavam que o novo governo fosse exercido por um representante da oligarquia, o que não aconteceu já que Deodoro foi eleito.Mas foi a crise econômica provocada pelo Encilhamento, medida proposta pelo ministro da fazenda Rui Barbosa, que levou ao ápice os problemas entre cafeicultores e militares.