História » Processo de Independência » Introdução » A Família Real no Brasil
 
 
Guerras Napoleônicas
 
 
 
A França pós-revolucionária, comandada por Napoleão, era a grande adversária política e econômica da Inglaterra. O choque entre os dois Estados tornou-se inevitável, principalmente com o desejo napoleônico de construir um grande império na Europa. Para isso, o imperador francês empreendeu batalhas por territórios e alianças políticas, nas chamadas Guerras Napoleônicas.
 
 
 
As Guerras Napoleônicas iniciaram-se no final do século XVIII. Em 1805, os ingleses destruíram uma frota francesa em meio a um dos muitos conflitos militares entre as duas nações. Frente à superioridade naval inglesa, Napoleão, para atingir seu rival, decretou o Bloqueio Continental, que proibia qualquer tipo de comercialização entre os países continentais da Europa e a Inglaterra (país insular). O Estado europeu que desobedecesse as ordens seria invadido pelas tropas francesas.
   
   
  Fuga de Portugal  
 
 
 
Portugal, pressionado pelos ingleses, continuou o comércio com a Inglaterra e foi invadido pelo exército franco-espanhol (a Espanha era aliada francesa). Diante da invasão napoleônica em 1808, a corte portuguesa refugiou-se em sua colônia americana.