História » Período Colonial II » Introdução » Expansão Territorial
 
 
Expansão Territorial - Norte Nordeste
 
 
 
A expansão da criação de gado pelo interior do Brasil é considerada o fator mais importante para se entender o aumento das fronteiras territoriais da região nordeste. A pecuária, iniciada nos engenhos de açúcar , era destinada aos usos privados do engenho (o gado usado como força motriz). Com o aumento da atividade pecuária o gado foi “empurrado” para o interior, devido às extensas pastagens necessárias à sua criação. Além de contribuir decisivamente para o alargamento das fronteiras do interior nordestino, a criação de gado serviu também como atividade complementar na economia da região.
 
 
 
Na região amazônica, a grande atividade econômica foi a extração dos recursos da floresta, as conhecidas “drogas do sertão”, entre elas - destacando-se o cacau, o guaraná, a pimenta, as castanhas, as ervas medicinais, o cravo, entre outros.
O governo investiu na colonização da região apostando na extração como fator de dinamização da economia do local e, principalmente, para defender os territórios ao norte do Brasil.
   
   
  Amazonia