História » Período Colonial II » Introdução » Invasões estrangeiras
 
 
Insurreição Pernambucana
 
 
 
O principal motivo da insatisfação dos colonos em relação ao governo holandês foi a cobrança dos empréstimos utilizados nas plantações de açúcar. As relações entre brasileiros e holandeses se tornaram mais hostis, acentuando-se com a expulsão holandesa da cidade de São Luís. A insurreição alastrou-se e, num primeiro momento, não contou com a ajuda portuguesa.
 
 
 
Em 1652, Inglaterra e Holanda entraram em guerra, o que aproximou ingleses e portugueses na luta contra o inimigo comum. Com o desgaste sofrido na Europa e na América, em 1654 os holandeses foram expulsos do Brasil, mas passaram a exigir as terras invadidas como colônia holandesa. Com a proteção inglesa, os portugueses voltaram aos seus antigos domínios coloniais.
A expulsão holandesa trouxe graves problemas para a economia do açúcar. Após sua expulsão, implantaram a empresa açucareira nas Antilhas, fazendo surgir um forte concorrente ao açúcar brasileiro no mercado internacional, o que resultou na primeira crise econômica do período colonial.
   
   
  Guerra - Holandeses