História » Segunda Guerra Mundial » Acordos das grandes potências
 
 
Acordos das grandes potências
 
 
 
As grandes potências realizaram acordos e conferências sobre o fim da guerra e os destinos da Europa, antes mesmo de o conflito terminar. Entre eles se destacam:
  • Carta do Atlântico: firmado em 1941 entre o presidente dos EUA Franklin Roosevelt e o primeiro-ministro inglês Winston Churchill, defendia o respeito à autonomia dos povos e às fronteiras.
  • Conferência de Teerã: realizada em 1943, com a participação de Inglaterra, URSS e Estados Unidos. Decidiu-se que ingleses e americanos interviriam na França (ocupada). Além disso, EUA e Inglaterra reconheceram a fronteira ocidental soviética, com a anexação da Estônia, Letônia, Lituânia e Leste da Polônia.
  Você sabe o que foi o Projeto Manhatan? Seu objetivo era desenvolver a bomba atômica.
Dele faziam parte 42 cientistas, que tinham à frente o italiano Henrico Fermi e o americano Robert Opperheimer. O projeto estava em andamento desde o final de 1942, mas o primeiro teste só ocorreu em julho de 1945, no deserto do Novo México. No dia 6 de agosto do mesmo ano, a bomba foi usada pela primeira vez contra um inimigo (Japão).
 
 
 
 
  • Conferência de Yalta: em fevereiro de 1945, Roosevelt (Estados Unidos), Churchill (Inglaterra) e Stalin (URSS), decidiram pela criação da Organização das Nações Unidas(ONU). Definiu também a partilha mundial, com regiões ficando sob influência norte-americana e outras sob influência soviética (Europa oriental e parte da Coréia).
  • Conferência de Potsdam: em agosto de 1945, Inglaterra, EUA e URSS decidiram desnazificar e desmilitarizar a Alemanha, além de dividi-la em quatro zonas de ocupação: francesa, inglesa, norte-americana (origem da Alemanha Ocidental) e soviética (depois a Alemanha Oriental). Berlim, também foi dividida em quatro zonas. Foi criado ainda o Tribunal de Nüremberg para julgar os criminosos de guerra.
   
   
  Stalin, Roosevelt e Churchill reunidos em Yalta em 1945