História » Segunda Guerra Mundial » Os novos rumos da guerra
 
 
Os novos rumos da guerra
 
 
 
Em 1942 começa o avanço dos aliados.A primeira grande derrota de Hitler foi na Batalha de Stalingrado, derrubando o mito da invencibilidade alemã. Os soldados soviéticos ofereceram uma feroz resistência, além disso, os soldados alemães não estavam preparados para enfrentar o rigoroso inverno russo. Os soviéticos aproveitaram-se disso e organizaram uma contra-ofensiva isolando os alemães das fontes de abastecimento. Em fevereiro de 1943, o exército alemão se rendeu.
   
   
  A Batalha de Stalingrado foi a primeira grande derrota alemã  
 
 
 
Na África, o curso da guerra começou a mudar também em 1942. A Afrika Korps alemã foi derrotada perto do Cairo e recuou para a Líbia. Ingleses e americanos, sob o comando do general Eisenhower, realizaram um ataque arrasador na Argélia e no Marrocos. Hitler tentou resistir, mas, em 1943, as tropas italianas e alemãs foram derrotadas. A derrota do Eixo no norte da África abriu caminho aos aliados para o sul da Europa.
 
 
 
Em seguida, as tropas anglo-americanas ocuparam a Sicília e invadiram a Itália, obrigando o país a se render. Mussolini foi assassinado e no mês seguinte o país declarou guerra à Alemanha. Essa vitória permitiu aos aliados prosseguirem os planos e abrir nova frente contra os alemães. Em 6 de junho de 1944, chamado “Dia D”, os aliados desembarcam na Normandia (França) sob o comando do general Eisenhower. Os alemães foram apanhados de surpresa, pois esperavam um ataque em outra região. As defesas nazistas do litoral foram logo dominadas e os aliados avançaram em direção ao interior do país, libertando Paris em 25 de agosto. Em seguida, rumariam em direção a Berlim.
   
   
  No dia 6 de junho de 1944, o “Dia D”, os aliados desembarcaram na Normandia  
 
 
 
Enquanto isso, na frente oriental , os russos abateram as divisões alemãs, libertaram Romênia, Bulgária, Iugoslávia e Polônia dos nazistas. Cercaram Berlim, onde acabaram chegando antes dos americanos e ingleses. Hitler e sua mulher suicidaram-se em 30 de abril de 1945. A Alemanha se rendeu em 6 de maio. O novo chanceler, Donitz, negociou a paz com os vencedores. No Pacífico, contudo, a guerra ainda se estendeu por mais dois meses.