História » Entreguerras e a Crise de 29 » O Nazismo
 
 
O nazismo
 
 
 
A ascensão do nazismo foi favorecida pela grave crise que afetava a Alemanha depois da Primeira Guerra. Em 1929, com a crise da Bolsa de Nova York, a situação econômica se agravou, o desemprego aumentou, a inflação cresceu rapidamente e movimentos populares revolucionários surgiram. A alta burguesia, temendo a expansão do comunismo, passou a apoiar partidos de direita. Entre eles estava o Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães, de caráter totalitário. Graças à grande insatisfação da população, ao apoio das elites e classes médias e ao talento oratório do líder (Adolf Hitler), o partido conquistou cada vez mais adeptos. Em 1933, os nazistas (como eram conhecidos) alcançaram o poder, instalando um regime totalitário, de caráter violento e racista.
  Entre as principais características do nazismo estão:
  • Racismo: superioridade da raça ariana, à qual os alemães pertenciam.
  • Totalitarismo: o partido nazista centralizava todos os poderes políticos e administrativos e não permitia a existência de outros grupos ou partidos políticos. Ele é anti-parlamentarista; anti-liberal e anti-democrático.
  • Anti-marxismo e anti-capitalismo: forte oposição ao marxismo (que propunha a luta de classes) e ao capitalismo (que agravava as desigualdades), danosos à unidade do Estado.
  • Militarismo: exaltava-se a importância da luta e da guerra para a salvação nacional.
  • Nacionalismo: era forte, pregava a formação da grande Alemanha, entendida como espaço vital, indispensável ao desenvolvimento alemão, que implicava na conquista da Europa oriental.
 
 
 
 
Para saber mais sobre este assunto acesse os links:
A ascensão do nazismo na Alemanha