História » Baixa Idade Média » Cultura Medieval
 
 
Santo Tomas de Aquino
 
 
 
Santo Tomás de Aquino nasceu em 1.225, no castelo de Roccasecca (Campânia), da família feudal dos condes de Aquino. Era parente da família imperial e das famílias Sicília e Aragão, famílias reais da França. Estudou no mosteiro de Montecassino e aprimorou seus estudos na Universidade de Nápoles. Inicialmente estudou artes liberais, mas interessou-se pela teologia e ingressou na ordem dominicana, a contragosto de sua família. Lecionou por muitos anos na Universidade de Paris.
O pensamento de Aristóteles chegou a Tomás de Aquino enriquecido por análises pormenorizadas de outros autores, especialmente os árabes. Utilizando a filosofia aristotélica, a consciência dos poderes da razão e a teologia, Tomás de Aquino elaborou, para o pensamento cristão, uma verdadeira filosofia: a escolástica. Essa filosofia tentava associar fé e razão, refutando as idéias agostinianas de predestinação.
O homem seria um ser privilegiado e, por ser dotado de razão, poderia escolher seu destino, cabendo à Igreja aconselhar e guiar os homens em sua busca. Aquino reprovava o lucro e o empréstimo de dinheiro (usura). Sua principal obra foi a Suma teológica.
   
   
  Santo Tomas Aquino