História » Baixa Idade Média » Introdução
 
 
Crescimento Demográfico
 
 
 
Por volta do século X a estabilidade da vida no campo levou a um aumento na taxa de natalidade e redução da mortalidade. Como resultado, a população cresceu demasiadamente para os padrões feudais e a produção do feudo tornou-se insuficiente para o excedente populacional. A população expulsa do campo estabeleceu-se em antigos centros urbanos , contribuindo para o renascimento dessas localidades.
 
 
 
Paralelamente ao êxodo feudal, novas técnicas agrícolas foram desenvolvidas e instrumentos foram aperfeiçoados - o arado, os animais ferrados, o melhoramento dos moinhos hidráulicos etc. - com o objetivo de superar a crise.
Devido ao direito de primogenitura, que concedia terras e títulos somente ao filho primogênito, os filhos mais novos dos servos e senhores feudais começam a sair do feudo à procura de novas terras. Muitas vezes encontram nas Cruzadas e nas Guerras de Reconquista uma maneira de conseguir prestígio e dinheiro. A conquista de novas terras, riquezas e rotas comerciais era vital no contexto de crise e dificuldades que a Europa do período enfrentava.
   
   
  Casamento