História » Civilização Grega e Romana » Roma » Período do Império
 
 
Baixo Império (III - V)
 
 
 
As constantes crises sociais, territoriais, econômicas e políticas foram as principais características desse período. A expansão territorial havia chegado ao fim devido às fronteiras naturais e a incapacidade de governar territórios tão extensos.
Alguns imperadores tentaram elaborar reformas para solucionar a crise. Entre eles destacamos:
  • Diocleciano (284 - 305): criou uma política de arrendamento de terras para os trabalhadores - o colonato. O colono não poderia ser expulso nem abandonar a terra (esse seria um fundamento do próximo período histórico, o feudalismo ). Diocleciano também dividiu o império em quatro generais - a tetrarquia.
   
   
  Diocleciano  
 
 
 
  • Constantino (313 - 337): fundou uma segunda capital para o império oriental: Constantinopla. Também empreendeu reformas religiosas, como o Édito de Milão, que dava liberdade de culto aos cristãos.
  • Teodósio (378 - 395): Dividiu o império em duas partes: o império romano ocidental, com capital em Roma e o império romano oriental, com capital em Constantinopla. Teodósio elaborou o Édito de Tessalônica onde decretava o cristianismo como religião oficial do império.
Em 476, com a decadência econômica e política do império romano, bárbaros vindo do norte invadem e depõem o último imperador, decretando o fim do Império Romano.
   
   
  Constantino