História » Civilização Grega e Romana » Roma » Período Republicano
 
 
Guerras Púnicas
 
 
 
Durante o período republicano os patrícios investiram em uma intensa expansão territorial. Entre os séculos V a III a.C. conquistaram toda a península itálica. Mas, os romanos desejavam ampliar ainda mais suas possessões. Um dos lugares mais cobiçados era a ilha Sicília, pois os romanos acreditavam que ela era um prolongamento natural da Itália.
 
 
 
Nesse momento ocorreu um choque de interesses contra Cartago – cidade fundada pelos fenícios, situada no norte da África e que controlava todo o comércio no Mediterrâneo, inclusive a ilha Sicília. O conflito contra Cartago ficou conhecido por Guerras Púnicas – pois os romanos chamavam os cartagineses de puni. As três guerras ocorreram de 264 a 146 a.C. e destruíram Cartago, consolidando o domínio romano no Mediterrâneo. No primeiro conflito os romanos venceram, obrigando Cartago a reconhecer o poder de Roma sobre Sicília, Córsega e Sardenha.
   
   
  Cartago hoje  
 
 
 
Durante o segundo conflito os cartagineses invadiram a península, porém os romanos se organizaram e atacaram a África, vencendo novamente. Os cartagineses perderam todos os seus territórios, inclusive a atual Espanha. Na terceira guerra ocorreu a completa destruição de Cartago que se tornou província romana. Após o conflito contra Cartago, Roma conquistou a Macedônia, a Síria e o Egito. Nesse período, todo o Mediterrâneo tornou-se domínio romano, ficando conhecido por Mare Nostrum.
   
   
  Ruínas de Cartago