Geografia » A Dinâmica Ambiental » A ação humana sobre a natureza » Devastação das florestas
 
 
Devastação das florestas
 
 
 
As zonas climáticas equatorial e tropical eram, originalmente, cobertas por vastas florestas com rica fauna. O processo de desmatamento impulsionado por agricultura, pecuária e extração de madeira reduziu significativamente estas áreas.
   
   
   
 
 
 
Apesar dos esforços e mobilização do movimento ambientalista, as autoridades governamentais ainda não solucionaram o problema do desmatamento das florestas, que prossegue em um ritmo estimado de 1% a 2% ao ano.
 
 
 
Os desmatamentos causam alterações climáticas e levam à extinção diversas espécies animais e vegetais, diminuindo, com isso, a biodiversidade da Terra.
A floresta Amazônica, localizada predominantemente em território brasileiro, tem sofrido um intenso processo de desmatamento.
   
   
   
 
 
 
A Floresta amazônica abriga a maior biodiversidade do planeta, com mais de 80.000 espécies vegetais conhecidas (há as que ainda não foram estudadas) e estima-se que haja cerca de 30.000 espécies animais.
O equilíbrio do ecossistema amazônico, contudo, é extremamente frágil, pois a vida vegetal é mantida por um sistema de reciclagem de material da própria vegetação, quase não dependendo do solo, que é muito pobre. Dessa forma, a mínima ação humana na região é capaz de desestabilizar o sistema, causando desequilíbrio ambiental.