Geografia » Geopolítica Contemporânea » Descolonização Afro-asiática » Introdução
 
 
Conferência de Bandung
 
 
 
A Conferência acontecida em Bandung, Bangladesh, em 18 de abril de 1955, reuniu líderes de 29 países e regiões da África e da Ásia, recém libertos do colonialismo. O objetivo era estabelecer uma cooperação política e econômica para enfrentar os problemas da pobreza e do subdesenvolvimento. Os líderes presentes repudiaram qualquer forma de colonização e propuseram a unificação da luta pela independência de colônias ainda sob domínio europeu.
Uma importante conseqüência política da Conferência foi o auto-reconhecimento da condição de subdesenvolvimento desses países, da sua localização no conjunto dos países do chamado Terceiro Mundo. Nesse sentido, foi proposta a formação de um terceiro bloco de países, declarando a neutralidade deles em relação aos blocos capitalista e socialista. A formação desse terceiro bloco visava unificar os países do chamado terceiro mundo.
Cabe lembrar que, quando ocorreu a Conferência de Bandung, EUA e URSS viviam o clima da Guerra Fria. Os países da Conferência declararam seu não-alinhamento, ou seja, que não iam aderir nem ao bloco capitalista (EUA) nem ao bloco socialista (URSS), pois eles pretendiam formar um bloco autônomo politicamente.