Geografia » Geopolítica Contemporânea » Descolonização Afro-asiática » Introdução
 
 
O que foi a Colonização Afro-asiática?
 
 
 
Nos séculos XIX e XX, África e Ásia foram colonizadas por países europeus. A colonização tinha como principal objetivo a exploração de mão-de-obra barata e recursos minerais dos territórios. Havia, também, o interesse de expansão de mercados consumidores para os produtos fabricados na Europa. Devemos lembrar que o período da colonização foi o período da expansão capitalista européia. Podemos dizer que a África e Ásia passaram por colonização de exploração.
 
 
 
A dominação européia significou a imposição de nova divisão territorial. O maior problema do rearranjo geopolítico foi colocar num mesmo limite territorial povos de etnias diferentes e, também, ter separado em territórios distintos povos que viviam juntos. A nova divisão territorial gerou problemas até hoje não resolvidos, como os de etnias rivais.
   
   
  Mapa da colonização européia na África.  
 
 
 
As conseqüências do rearranjo territorial imposto na região foram terríveis e são, até hoje, motivo de guerras e instabilidade política. Vejamos porque, quando e como aconteceu o processo de descolonização desses povos, ou seja, o processo de libertação deles em relação aos países europeus.